PROA 17 ATIVIDADE 1 SEMANA 2 ( 17/4)
1 - Em primeiro lugar, entre na área de postagem do seu blog e inicie uma nova postagem.A leitura desta semana é o artigo "Distribuição de Conteúdos e Aprendizagem On-line" [1]. À medida que for lendo, vá anotando as suas dúvidas, questões, impressões na postagem aberta. Sempre que interromper a leitura, publique a postagem. Quando recomeçar, edite esta postagem e continue as suas anotações. Não se esqueça de publicar no final.Não se apresse, esta tarefa é para ser desenvolvida ao longo da semana e não necessita ser a primeira realizada.
O texto sugerido é de autoria da professora Suzana de Souza Gutierrez.
1 - Em primeiro lugar, entre na área de postagem do seu blog e inicie uma nova postagem.A leitura desta semana é o artigo "Distribuição de Conteúdos e Aprendizagem On-line" [1]. À medida que for lendo, vá anotando as suas dúvidas, questões, impressões na postagem aberta. Sempre que interromper a leitura, publique a postagem. Quando recomeçar, edite esta postagem e continue as suas anotações. Não se esqueça de publicar no final.Não se apresse, esta tarefa é para ser desenvolvida ao longo da semana e não necessita ser a primeira realizada.
O texto sugerido é de autoria da professora Suzana de Souza Gutierrez.
Estou listando as minhas dúvidas, questões e impressões no Word agora no início.
Depois publico no blog.
Ainda gosto de material impresso detesto o não poder “tocar” no texto.
A efemeridade do virtual me incomoda.
Os movimentos, as diversas opções de formatos, os recursos e as ferramentas do blog me deixam tensa pois não estou no controle ainda.
Apesar da recomendação de “não pressa” e da não necessidade da seqüência ordenada na execução das tarefas desta semana na oficina do PROA 17 a minha tendência é de seguir uma ordem pré-estabelecida.
A autonomia na interação, no uso, na construção da aprendizagem em blogs está acontecendo...
A autoconsciência desse processo ocorrendo faz parte do próprio processo da aprendizagem que vivencio neste momento.
As análises de blogs na semana 1,despertaram a atenção para uma série de possibilidades e de usos de blogs na educação.
A efemeridade do virtual me incomoda.
Os movimentos, as diversas opções de formatos, os recursos e as ferramentas do blog me deixam tensa pois não estou no controle ainda.
Apesar da recomendação de “não pressa” e da não necessidade da seqüência ordenada na execução das tarefas desta semana na oficina do PROA 17 a minha tendência é de seguir uma ordem pré-estabelecida.
A autonomia na interação, no uso, na construção da aprendizagem em blogs está acontecendo...
A autoconsciência desse processo ocorrendo faz parte do próprio processo da aprendizagem que vivencio neste momento.
As análises de blogs na semana 1,despertaram a atenção para uma série de possibilidades e de usos de blogs na educação.
Voltando ao texto a ser analisado nesta semana 2:
Abro o “SHARPREADER” é citado, narrado pela autora como opção para leitura de notícias de canais subscritos pela mesma. Muito natural para quem utiliza mas...eu...ainda...
NÃO SEI COMO FUNCIONA.
A SUBSCRIÇÃO DE CANAIS É GRATUITA?
COMO E ONDE É FEITA?
COMO SE INTERAGE COM ESSA FERRAMENTA?
A explicação dada é de que isso só é possível graças ao RSS (RICH SITE SUMMARY OU REALLY SIMPLE SYNDICATION): confere agilidade a leitura, dispensa acesso ao sítio, e há uma relativa facilidade de inserção em weblog, é possível de implantar e utilizar sem custo para leitura e disponibilização de um CANAL.
(DE QUE É ESSE CANAL? DE TV, DE COMUNICAÇÃO, DE RÁDIO?)
PROJETOS CITADOS PELA AUTORA:
TRAMSE???
ZAPTLOGS: descrito na dissertação da autora – Mapeando caminhos de autonomia: a inserção das tecnologias educacionais informatizadas no trabalho de educadores que cooperam em comunidades de pesquisadores.
É salientada a importância dos weblogs e da AGREGAÇÃO de conteúdos na realização dos objetivos propostos.
( MINHA DÚVIDA É: COMO PODE SER FEITA A AGREGAÇÃO DOS CONTEÚDOS?)
Explicação teórica encontrada foi essa:
- os protocolos ou códigos que fazem o recolhimento, a agregação e a distribuição dos conteúdos são documentos XML (Extensible Markup Language). São documentos que capturam conteúdo (texto, imagem, som) de um sítio, reúnem este conteúdo num aplicativo agregador e o entregam para serem visibilizados em aplicativos leitores como o SHARPREADER, ou distribuídos para publicação.
O endereço URL (Uniform Resource Locator) deste documento, como qualquer endereço de sítio, é adicionado como um canal no aplicativo leitor e imediatamente ‘puxa’, eu diria suga, os conteúdos do site.
Vou continuar em outro momento!!!
2 comentários:
Oi Eloice
Compreender o funcionamento da agregação e distribuição de conteúdo de um blog não é muito fácil, principalmente se não aliarmos a prática à teoria. O texto vai dar suporte ao que formos fazendo na prática nesta e em outras semanas. Ficará, assim, mais fácil compreender.
abraço!
Suzana
Olá Eloice
TRAMSE - é a sigla do Núcleo de Estudos, Experiências e Pesquisas em Trabalho, Movimentos Sociais e Educação. Uma comunidade de pesquisadores do Programa de Pós Graduação em Educação da UFRGS (http://www.ufrgs.br/tramse/).
Um abraço,
Mara N SIlva
Postar um comentário