quinta-feira, 31 de maio de 2007

BLOGOSFERA - CONCEITO

Blogosfera
Blogosfera é o termo coletivo que compreende todos os weblogs (ou blogs) como uma comunidade ou rede social. Muitos blogs estão densamente interconectados; blogueiros lêem os blogs uns dos outros, criam enlaces para os mesmos, referem-se a eles na sua própria escrita, e postam comentários nos blogs uns dos outros. Por causa disso, os blogs interconectados criaram sua própria cultura. Outros termos em uso incluem “Blogtopia”, “Bloguespaço”, “Bloguiverso”, “Blogsilvânia” e “Bloguistão”.
A existência da blogosfera ocasionou o surgimento de diversos sítios e serviços da Internet voltados a fornecer ferramentas para o acompanhamento da mesma.
Technorati, Blogdex, Bloglines, Blogrunner, Blogstreet, Blogsnow, PubSub e Truth Laid Bear usam os enlaces criados pelos blogueiros para rastrear as interconexões entre os blogs. Aproveitando as vantagens dos enlaces em hipertexto, os quais funcionam como marcadores dos assuntos que os blogueiros estão discutindo, esses sítios podem seguir o movimento de uma conversa de um blog a outro. Eles também podem ajudar os pesquisadores da informação a descobrir com que velocidade um meme espalha-se pela blogosfera.
O conceito de blogosfera é importante para a compreensão dos blogs. Os blogs eles mesmos são, essencialmente, apenas o texto publicado dos pensamentos de um autor, enquanto a blogosfera é um fenômeno social.

4 comentários:

Iris disse...

Olá, Eloice

Vi a questão que colocaste para o grupo que está estudando o Bubbleshare. Para colocá-lo no pbwiki, agora precisas editar a página, clicar em Insert Plugin e dentre as opções que abrem selecionar Photos / Bubbleshare slideshow. Vais ver que abre uma janela onde deves colar o código copiado lá no embed do Bubbleshare. Vais ver que fica perfeito! O novo editor não permite mais a colagem direta destes códigos na página. Abra@os, Iris

Eloice disse...

Professora Iris!
Conforme nossos vários contatos por e-mail este assunto está solucionado!
Obrigado pelo auxílio.
Abraço.
Eloice.

Helenita Leal disse...

Querida Eloice,

gostaria de esclarecer uma colocação sua quando analisa o grupo1 e diz:
"É apresentado um vídeo de fábulas com áudio o que polui auditivamente misturando o som da música de fundo do blog com o som desse vídeo."
Para resolver esse problema é só clicar no "botão parar", da janela do áudio, referente ao som de fundo e desligá-lo antes de rodar o vídeo desejado. Espero ter ajudado.
Abraços!

Eloice disse...

Olá, Helenita!
Obrigado pelo esclarecimento do som!
Tudo tem solução!
Eloice