segunda-feira, 28 de maio de 2007

ATIVIDADE 17/16


O nosso assunto de investigação foi definido: Thumbstacks.

O início dos trabalhos do grupo9 da oficina PROA17 foi articulado para que a construção do blog colaborativo ocorresse logo a fim de não atrasar na execução das atividades.
Após contatos por e-mail com as colegas de meu grupo ficou acertado que a colega Gelsi criaria o blog colaborativo do grupo 9.

Iniciei imediatamente as pesquisas mas não conseguia postar no blog colaborativo criado.
Registrei em um novo blog as minhas pesquisas e construções.

Iniciei a criação de uma apresentação utilizando o serviço de publicação de slides na Web disponibilizado no site:
http://Thumbstacks.com. Descobri depois que podia acessar, atualizar, modificar a apresentação inserindo novas informações.

As minhas postagens no blog colaborativo continuavam impossibilitadas e por orientação da professora Su transformei o meu blog em colaborativo:
http://tmbeloice.blogspot.com/
Enviei convites para todas as colegas do grupo e depois dei o admin.

Uma das colegas teve que ser auxiliada para poder postar nesse blog por meio de outro email.
Enquanto ela não conseguia postar no blog colaborativo ela utilizava o seu blog cujo endereço eu deixara com link na barra lateral do blog colaborativoeu No domingo 27/05/2007 o problema estava solucionado e todas estavam aptas a participar dos trabalhos.

Uma das dificuldades mencionadas foi o fato de o material sobre Thumbstacks ser todo em inglês.

Acessei os materiais e fiz a coleta dos slides como imagens, no Paint. Inseri traduções para facilitar o uso dos mesmos. Salvei as imagens como jpeg. Montei um tutorial com esses materiais, publiquei no blog colaborativo. Na imagem salva, o texto está bem legível. Ao inserir essa mesma imagem no blog ela é reduzida e o texto fica com a letra muito pequena.
Estou em contato com a professora Iris para melhorar a visualização dessas imagens dos slides, no blog.

Fiz uma relatório das atividades de nosso grupo durante a semana e publiquei no blog colaborativo.

Na barra lateral do blog colaborativo criei um link para a apresentação do tutorial com a utilização do serviço Thumbstacks:
http://www.thumbstacks.com/play.html?show=80be51c2a5cdd052ab33a22da8af46f0
Esse serviço oferece o acesso imediato e à distância de apresentações permitindo uma interação entre indivíduos de diferentes locais a qualquer momento sem necessidade da presença física de equipamentos como CD com os dados a serem compartilhados. O conteúdo é armazenado virtualmente.

A troca de informações e a construção de apresentações podem ser conjuntas se o endereço e senha de inscrição forem compartilhados pelos integrantes de um grupo que se propuser a tal fim.
As integrantes do grupo utilizaram e-mail e comentários no blog para se comunicarem.
Os contatos com as professoras foram realizados por e-mail e comentários nos blogs. As orientações recebidas permitiram que o ambiente estivesse à disposição de todas as integrantes do grupo9 para fazerem seus registros.

Um comentário:

Helenita Leal disse...

Oi Eloice, continuo trabalhando muiiito, mas as coisas estão fluindo. Espero que com você também esteja tudo bem. Passei por aqui e vi que já iniciaram os trabalhos com o blog colaborativo.Eu não conheço a ferramenta que vcs estão pesquisando, mas deve ser interessante, pelo visto semelhante ao PowerPoint, né?
Logo vou visitar o blog colaborativo de vcs para descobrir um pouco mais. Abraço e sucesso!