quinta-feira, 31 de maio de 2007


BLOGOSFERA - CONCEITO

Blogosfera
Blogosfera é o termo coletivo que compreende todos os weblogs (ou blogs) como uma comunidade ou rede social. Muitos blogs estão densamente interconectados; blogueiros lêem os blogs uns dos outros, criam enlaces para os mesmos, referem-se a eles na sua própria escrita, e postam comentários nos blogs uns dos outros. Por causa disso, os blogs interconectados criaram sua própria cultura. Outros termos em uso incluem “Blogtopia”, “Bloguespaço”, “Bloguiverso”, “Blogsilvânia” e “Bloguistão”.
A existência da blogosfera ocasionou o surgimento de diversos sítios e serviços da Internet voltados a fornecer ferramentas para o acompanhamento da mesma.
Technorati, Blogdex, Bloglines, Blogrunner, Blogstreet, Blogsnow, PubSub e Truth Laid Bear usam os enlaces criados pelos blogueiros para rastrear as interconexões entre os blogs. Aproveitando as vantagens dos enlaces em hipertexto, os quais funcionam como marcadores dos assuntos que os blogueiros estão discutindo, esses sítios podem seguir o movimento de uma conversa de um blog a outro. Eles também podem ajudar os pesquisadores da informação a descobrir com que velocidade um meme espalha-se pela blogosfera.
O conceito de blogosfera é importante para a compreensão dos blogs. Os blogs eles mesmos são, essencialmente, apenas o texto publicado dos pensamentos de um autor, enquanto a blogosfera é um fenômeno social.

TESTE DE POSTAGEM POR E-MAIL

TESTE DE POSTAGEM POR E-MAIL
Esta é uma postagem feita por e-mail para o meu blog.
Estou utilizando o Outlook Express para esse serviço e enviando para o endereço configurado na atividade 17/7.
Interessante o recurso que permite a edição e atualização da postagem no ambiente do blogger.
Este recurso amplia as possibilidades de interação com o nosso blog.

ATIVIDADES 17/20 E 17/21

A ATIVIDADE 17/20 ESTÁ PUBLICADA NESTE BLOG ANTERIORMENTE ( em 20/05/2007)E FOI A BASE PARA A EXECUÇÃO DESTA ATIVIDADE:
ATIVIDADE 17/21
Na execução desta atividade adicionei links na postagem.
Descrevi os blog visitados, relatei o que observei/avaliei em cada um deles, quais os comentários e sugestões, considerando o visual do blog, as alterações no modelo, ferramentas acrescentadas, as postagens, o texto, uso de imagens e outros recursos, correção de atividades postadas, etc.
Justifiquei, expliquei, argumentei as considerações, observações , sugestões.
Os blogs visitados foram das colegas:
Terezinha Bernadete
Este é um blog bastante rico em recursos e aplicativos.
A navegação é pesada pela densidade de conteúdos. O blog apresenta acesso a slideshows, mapas, vídeos de Youtube, uma apresentação criada em power point sobre um congresso de educação é apresentado Slideshare, há link ao Proinfo. Como a colega comenta em seu blog a imagem é um elemento visual importante para despertar o interesse do internauta no blog. Além de imagens há links na lateral do blog para: flagr, Tutorial Wikimapia. E postagem ela apresenta imagens de Jean Piaget junto ao texto.
A variedade de conteúdos desperta o interesse neste blog. A navegação é um pouco lenta o que desestimula a permanência e a exploração de tantos recursos pelo internauta com os recursos comuns de acesso à Internet.

Helenita Leal
Neste blog houve o acréscimo de um link para uma página de wiki que a colega criou para as análises dos blogs colaborativos.
A música de fundo está audível. A imagem linca com o webnote. Está bem organizado e permite uma visualização e navegação ágil no blog. A colega teve algumas dificuldades com o uso de WriteToMyBlog para fazer postagens simultâneas em seus blogs e explorar as possibilidades de uso do recurso. É um blog agradável de visitar. Os recursos de inserção de vídeos e outras apresentações de imagens não estão presentes neste blog da colega. Esta oficina Proa17 apresenta uma infinidade de recursos que exigem tempo para exploração.

Gelsi Oliveira
Neste blog houve a inserção de um texto reflexivo sobre os computadores como canais pelos quais jorram informações como água jorra nas torneiras. Reflexão interessante!
Não há muitas modificações. O blog parece meio abandonado. A autora não está postando recentemente.

Andréia Abreu
Neste blog foi postado o endereço das atividades da semana 4 do Proa 17.
Não há registros novos nele porém no blog de testes a autora inseriu algumas das ferramentas explorando o Youtube, um cursor com movimentos de textos e as imagens e sons chamam a atenção assim como o fundo verde claro é característico.
A colega recebeu um alerta para não fazer as atividades atrasadas de forma a prejudicar a sua aprendizagem.

quarta-feira, 30 de maio de 2007

ATIVIDADE 17/18 - BLOGS COLABORATIVOS DOS GRUPOS






ttp://sobregoogledocs.blogspot.com/
Nesse endereço encontra-se um blog colaborativo elaborado para a construção de aprendizagens sobre e googledocs. O mesmo apresenta o histórico e as possibilidades de uso
O Google Docs é uma ferramenta permite uma maior praticidade e rapidez no acesso de documentos on line.
Percebo que o tutorial da ferramenta de uso do espaço virtual para a publicação, edição, atualização e compartilhamento de documentos está baseado nas orientações originais do site e é bem claro.
O alerta de acessibilidade do software a todos que possuírem login e senha, e a necessidade de cuidados adicionais, como o uso de senhas mais complexas é sugerida para evitar correr o risco de informações serem modificadas.
O melhor é não colocar as informações mais importantes on-line.O grupo apresenta um blog com diversos efeitos tornando-o atrativo.


http://mapasonline.blogspot.com/2007/05/guia-geo-mapas.html

Esse é o endereço do blog colaborativo sobre mapas.
Nele são disponibilizados muitos endereços de recursos que podem servir de apoio pedagógico utilizando mapas.
Conheço o Googlearth que está instalado no LIE da escola. O trabalho elaborado demonstra a pesquisa e a construção dos conhecimentos do grupo.

http://atividadesdasemana4proa17.blogspot.com/
Esse endereço nos leva ao blog colaborativo sobre flogs.
O grupo apresenta de forma suscinta os conceitos, o tutorial, a argumentação para uso e aplicação na educação e uma lista de endereços de flogs.
A aprendizagem é apresentada como um processo contínuo de construção e reconstrução de conceitos.
Os flogs são sugeridos como apoio para o desenvolvimento dos trabalhos na escola e a adequação dos mesmos aos objetivos propostos é destacada .
Há sugestões de atividades com uso de flogs na escola.
Esse blog está bem estruturado para servir de apoio ao trabalho pedagógico.

Endereço: http://atividadesdasemana4.blogspot.com/

http://atividadesdasemana4.blogspot.com/2007/05/continuando-verso-inicial.html
Visitando o blog colaborativo do BUBBLE SHARE percebi que as integrantes do grupo investigaram e aplicaram os conhecimentos adquiridos nas construções e nos registros feitos.
O tutorial do serviço apresenta recursos de vídeo e áudio: lâminas ilustrativas e explicação gravada que orientam o usuário.
A entonação de voz da gravação é bem tranqüila, o volume está baixo mesmo com o botão de controle no máximo.

As aplicações pedagógicas citadas são diversificadas e interessantes e denotam versatilidade para a exploração do serviço.
A forma de elaboração está bem organizada e clara.
O grupo recorreu ao uso de tradutor disponibilizado pela professora Su para a análise de textos da internet em inglês:
http://world.altavista.com/ demonstrando iniciativa para superar obstáculos.

Para apresentação e leitura de lâminas com mais informações o controle de velocidade é importante.
A velocidade das apresentações exige rapidez e atenção do usuário.
As atividades pedagógicas devem prever essas características do serviço para serem adequadas aos trabalhos.


Visitando o blog:
http://proa17agrupo1youtube.blogspot.com/
Inicialmente o som de fundo chama atenção.
O grupo apresenta uma listagem de vídeos como sugestão para uso.´
É apresentada uma classificação por temas.
O histórico do serviço está registrado.
Há um tutorial elaborado para orientar o usuário nos procedimentos de uso do serviço.
O trabalho permite o desenvolvimento de atividades bem variadas para a construção e o registro de conhecimentos e como recurso pedagógico.
Há um gif no blog.
É apresentado um vídeo de fábulas com áudio o que polui auditivamente misturando o som da música de fundo do blog com o som desse vídeo.
O blog possui blocos de tutoriais para orientar o usuário sobre assuntos distintos referentes ao serviço Youtube.


http://educaorkut.blogspot.com/
É um blog que apresenta um conteúdo bastante variado com o histórico, da origem e dos objetivos do Orkut.

Esse ambiente de rede é constituído por “comunidades” ou grupos que se subdividem, se interligam e se reagrupam por áreas de estudo, de discussão, de relacionamento, de interesse, promovendo trocas de informações e podendo gerar conhecimentos.

O blog colaborativo apresenta endereços de grupos de discussão ligados à educação.

Na visualização dos slides do tutorial a tela é ampliada levando ao ambiente do slideshare. Isso também aconteceu com as fotos dos alunos do meu PA na escola na publicação do Bubbleshare dentro do meu Wiki.

Tenho ressalvas pessoais ao uso dessa ferramenta pelo risco da preservação da privacidade e segurança.
A ética e os valores são uma premissa básica para um trabalho educacional.
No ambiente do Orkut é questionável a integridade de todos os usuários.




no blog colaborativo: http://conhecendoflickr.blogspot.com/ é apresentado http://www.flickr.com/
como um sítio da web que permite o armazenamento, pesquisa, classificação e compartilhamento de material gráfico como imagens, fotografias, desenhos e ilustrações.
É necessário ter cadastro e senha para utilizar o serviço do sítio.
O endereço acima especificado acessa o sítio.
O tutorial elaborado pelo grupo orienta quanto ao uso.
A teoria construtivista é citada para embasar atividades com os recursos disponibilizados no sítio e usá-los na construção de blogs educacionais.
Como sugestão: organizar as orientações do tutorial em itens seqüenciais para ficar mais prático de seguir.
Parece interessante o recurso que vocês investigaram como mais uma possibilidade de enriquecer o trabalho com alunos.


no blog colaborativo: http://blogcolaborativog10proa17a.blogspot.com/

é investigado e analisado o Toufee, como uma ferramenta que permite a criação e animação de filmes em formato de flash.
O acesso à ferramenta está em:
http://www.toufee.com/

A construção de animações com uso de imagens e a interação com publicações de outros serviços como flickr e youtube são possíveis segundo o grupo.
As tecnologias integradas ampliam as possibilidades de construção.
O uso integrado de diferentes serviços exige um preparo dos profissionais e pode propiciar a sofisticação e melhoria dos resultados.
A apresentação do texto sobre endereçamento, intencionalidade das produções audiovisuais e elementos atrativos ao espectador permite concluir que houve reflexão do grupo sobre a teoria da comunicação.
Essa abordagem é importante para a análise e a construção dos trabalhos.


http://blogcolaborativog7proa17a.blogspot.com/
Este é o blog colaborativo do grupo que investiga
Del.icio.us
Ele apresenta um tutorial para a inscrição e uso do utilitário.
A organização de sites de interesse em pastas é uma das possibilidades do serviço.

Os tags são marcadores: etiquetas ou rótulos usados para classificar ou rotular determinado conteúdo escolhido pelo internauta.

O Del.icio.us permite a classificação e localização de sites das página favoritas classificadas de forma prática com tags.
O utilitário agiliza e facilita a busca dos assunto de interesse do usuário.

A privacidade também pode ser afetada pela possibilidade da identificação das pessoas pelo acesso completo aos seus sites favoritos incluindo seus blogs “tagueados”.
Afinal, diga-me quais são os seus sites favoritos e lhe direi quem és! :-)


http://hagaques.blogspot.com/
Nesse blog colaborativo há a apresentação de recursos muito interessantes para uso na educação.
Na criação de histórias em quadrinhos os recursos coloridos são convidativos às crianças e adolescentes e a condução de processos de construção de forma prazerosa facilita a aprendizagem e estimula a criatividade. Conheço o Hagaque mas não explorei o seu uso com alunos.
As características de histórias em quadrinhos permitem um trabalho de organização de seqüências, de espaços, de recursos gráficos e de áudio.
Os materiais coletados pelas colegas são diversificados. A opção de criar historinhas no Power Point é interessante para quem não dispõe de acesso à Internet.
http://wwwstripcreator.com/ é outra opção de endereço para criação de HQ.
Há uma lista de outros endereços no blog.O trabalho está bem estruturado.

segunda-feira, 28 de maio de 2007

ATIVIDADE 17/16


O nosso assunto de investigação foi definido: Thumbstacks.

O início dos trabalhos do grupo9 da oficina PROA17 foi articulado para que a construção do blog colaborativo ocorresse logo a fim de não atrasar na execução das atividades.
Após contatos por e-mail com as colegas de meu grupo ficou acertado que a colega Gelsi criaria o blog colaborativo do grupo 9.

Iniciei imediatamente as pesquisas mas não conseguia postar no blog colaborativo criado.
Registrei em um novo blog as minhas pesquisas e construções.

Iniciei a criação de uma apresentação utilizando o serviço de publicação de slides na Web disponibilizado no site:
http://Thumbstacks.com. Descobri depois que podia acessar, atualizar, modificar a apresentação inserindo novas informações.

As minhas postagens no blog colaborativo continuavam impossibilitadas e por orientação da professora Su transformei o meu blog em colaborativo:
http://tmbeloice.blogspot.com/
Enviei convites para todas as colegas do grupo e depois dei o admin.

Uma das colegas teve que ser auxiliada para poder postar nesse blog por meio de outro email.
Enquanto ela não conseguia postar no blog colaborativo ela utilizava o seu blog cujo endereço eu deixara com link na barra lateral do blog colaborativoeu No domingo 27/05/2007 o problema estava solucionado e todas estavam aptas a participar dos trabalhos.

Uma das dificuldades mencionadas foi o fato de o material sobre Thumbstacks ser todo em inglês.

Acessei os materiais e fiz a coleta dos slides como imagens, no Paint. Inseri traduções para facilitar o uso dos mesmos. Salvei as imagens como jpeg. Montei um tutorial com esses materiais, publiquei no blog colaborativo. Na imagem salva, o texto está bem legível. Ao inserir essa mesma imagem no blog ela é reduzida e o texto fica com a letra muito pequena.
Estou em contato com a professora Iris para melhorar a visualização dessas imagens dos slides, no blog.

Fiz uma relatório das atividades de nosso grupo durante a semana e publiquei no blog colaborativo.

Na barra lateral do blog colaborativo criei um link para a apresentação do tutorial com a utilização do serviço Thumbstacks:
http://www.thumbstacks.com/play.html?show=80be51c2a5cdd052ab33a22da8af46f0
Esse serviço oferece o acesso imediato e à distância de apresentações permitindo uma interação entre indivíduos de diferentes locais a qualquer momento sem necessidade da presença física de equipamentos como CD com os dados a serem compartilhados. O conteúdo é armazenado virtualmente.

A troca de informações e a construção de apresentações podem ser conjuntas se o endereço e senha de inscrição forem compartilhados pelos integrantes de um grupo que se propuser a tal fim.
As integrantes do grupo utilizaram e-mail e comentários no blog para se comunicarem.
Os contatos com as professoras foram realizados por e-mail e comentários nos blogs. As orientações recebidas permitiram que o ambiente estivesse à disposição de todas as integrantes do grupo9 para fazerem seus registros.

terça-feira, 22 de maio de 2007

Thumbstacks - BLOG COLABORATIVO

Fiquei desagradavelemente surpresa em ter sido remanejada do grupo do Youtube para outro grupo sobre Thumbstacks- grupo9 do PROA17.
Inicialmente pensei que tivesse havido um engano. Confirmei na lista e lá estava eu!.
Comecei a pesquisar sobre o aplicativo, fiz registros, testei e criei com o próprio aplicativo um material sobre o mesmo. Como não havia onde publicar, utilizei o espaço do meu blog de testes.
Enviei um e-mail à professora Su solicitando esclarecimentos e orientações sobre o remanejamento de grupo. À noite ela respondera e então entrei em contato com as outras colegas do grupo 9 por e-mail. A Gelsi se prontificou para criar o blog colaborativo, a Cleonice se colocou à disposição para colaborar e a Clarice respondeu depois e estamos todas preocupadas em descobrir e utilizar o"elemento estranho".
Tento mas não consigo postar no blog criado. Já notifiquei e pedi socorro à professora SU e a Gelsi, e perguntei por e-mail às colegas se conseguiram postar algo.
Estou bem preocupada com os prazos para cumprir as muitas tarefas desta oficina.
COMO PUBLICAR NESSE BLOG COLABORATIVO??? MEU NOME NÃO APARECE!

segunda-feira, 21 de maio de 2007

YOU TUBE5

DOCUMENTÁRIO SOBRE ÁGUA: http://www.youtube.com/watch?v=-O4vxCgGD6g&mode=related&search=

YOU TUBE 4

MEIO AMBIENTE: http://www.youtube.com/watch?v=cMROurDoDWE&mode=related&search=

You Tube 3

The Simpsons http://www.youtube.com/watch?v=2XIn599GAmk

YOUTUBE2

Este link leva ao material em inglês: http://www.youtube.com/watch?v=II1Iot3ySbE

YOU TUBE

Explorando o You Tube vejo que há muitos recursos pedagógicos a serem explorados.
O endereço da Su vou colar aqui para incluir nos nossos trabalhos:
http://www.professorinterativo.com.br/on_line/you_tube/animacoes_yt.htm
O Tutorial a ser elaborado exige mais tempo para a elaboração.

domingo, 20 de maio de 2007

novo recurso de slides

http://www.slideshare.net/eloice/amigosda-internet/

ATIVIDADE 17/20 - Avaliação de quatro blogs de colegas


Estou acrescentando os links aos nomes das colegas cujos blogs fui designada a analisar e complementando as avaliações de blogs conforme solicitado.
Haverá uma nova visita posterior aos mesmos com o registro das alterações percebidas.

O blog da colega Andreia tem um estilo mais colorido.
Há uma imagem na Navy Bar;
Há um link para um vídeo sobre “motivation”;
A foto do perfil mostra uma face dividida;
Os textos são de reflexões escritas em azul com fundo verde claro. Há citações de autores que servem para reflexão.;
Há poucos recursos explorados. N
ão encontrei atividades propostas pelo Proa17 anteriormente.
A apresentação pessoal e a reflexão estão registrados no blog.
Não houve exploração de recursos no blog.
Há alguns comentários de colegas e professoras.
Vou retornar para verificar as novidades posteriormente.
No blog da Helenita percebe-se uma preocupação com o cumprimento das atividades propostas nesta oficina.
Este blog utiliza combinações diferentes em tons azuis,
Utiliza link para o webnote;
Apresenta um gif na lateral com link para outro blog;
Há blogrolls inseridos;
Há diversos links na lateral.
O blog está organizado.
Foram publicadas, imagens, mapa conceitual e textos referentes às atividades do Proa 17. Um blogroll está bem organizado com os nomes das colegas em ordem alfabética.
O blog da Bernadete está com os registros das atividades.
Este blog apresenta um fundo claro;
barra de rolagem rotativa;
há alguns mapas publicados;
vídeos Youtube;
Não abriu o link criado para acessar o trabalho do grupo mapas;
Há uma barra de rolagem com acesso a sites do e-proinfo e outros.
Ela fez o cadastro no Del.icio.us. que não conheço e não sei para que serve.
Os registros feitos mostram que a colega se empenha bastante em cumprir as tarefas e em utilizar recursos diversificados no seu blog.
Ela está empenhada em trabalhar mais profundamente com mapas e apresenta uma lista de sites de referência sobre esse assunto.
Esse deve ser o assunto do grupo dela.

O blog da Gelsi está bem enxuto em termos de informações.
Não encontrei todos os registros de atividades do Proa17.
Alguns links foram criados para outros blogs.
Não vi o blog de testes.
Vou retornar para verificar as modificações posteriormente.
Esse blog está em tons de rosa;
Há uma foto na lateral;
Há alguns links na lateral;
Foi publicado um texto com uma imagem relativa ao sentido do mesmo.
Um link não acessou na minha máquina.(Conectividade...)

Cada um escolhe o seu estilo de blog e organiza-o ou modifica-o conforme as suas aprendizagens, gostos e recursos que vai dominando.

O ritmo de cada um deve ser respeitado nessa construção das novas aprendizagens.








recursos

Para a inserção de apresentações em Power Point pode-se utilizar o recurso do endereço indicado no Proa17: http://www.slideshare.net/. estou apenas testando...
Vamos ver como funciona.
Ao visitar e deixar comentários nos blogs de quatro colegas descobri muitos recursos novos e "efeitos especiais" como: músicas de fundo, mouse movimentando adereços, muitas barras de rolagens, textos rotativos. Há blogs para todos os gostos! Ainda bem, pois o que seria do amarelo se todos gostassem do verde...
Vou continuar as visitas e de pois relatarei as novas descobertas.

quarta-feira, 16 de maio de 2007

Blog para testes

O endereço: http://proa17testeeloiceroschaff.blogspot.com/ levará você ao meu blog de testes referentes a atividades da Semana 3 da OFICINA OPCIONAL PROA17A

BLOGROLL

Consegui criar o blogroll na barra lateral de meu blog inserindo assim a lista de endereços dos Wikis dos alunos da Turma 33 do PA desenvolvido na escola.
Foi disponibilizada uma lista de endereços recomendados pela professora su do Proa 17. Inseri esses endereços no segundo blogroll do meu blog.

sábado, 12 de maio de 2007

Atividades da semana 3 - impressões




As atividades referentes a modificações de modelo de blog foram leves.


A agregação e organização de conteúdos são tarefas bastante complicadas. Será necessário refazer muitas vezes para que sejam fixadas as "fórmulas" para executar algumas atividades.


O blog para testes é muito interessante pois exige repetição e permite correção de tarefas sem tantos riscos de perda de trabalhos já realizados no blog individual destinado ao registro das atividades do PROA17A.


O blog de testes reduz o medo e aumenta a confiança para realizar ou tentar realizar algumas atividades mais complicadas.
O apoio recebido da professora me permitiu criar o link para o meu webnote a partir da imagem publicada na sidebar do blog. Não teria conseguido. Eu havia feito várias tentativas que não funcionaram.
(Adicionar em html/javascrip foi utilizado por mim, mas só por ser indicado o caminho não por que eu tenha aprendido para que serve. )
...Pela minha lógica eu continuaria a tentar adicionar uma imagem e um link...
Algumas atividades exigem maior conhecimento técnico.




Desafios

UFA!
Finalmente o link da imagem para o meu webnote aconteceu... com ajuda da profe. É claro!!!

sexta-feira, 11 de maio de 2007

relatos semana 03

Nesta semana as atividades apresentadas desafiaram a minha paciência. Tentei criar link à partir de uma imagem postada para o webnote que criei. Não consegui. Deixei o endereço perto da imagem.
Queria ter mais tempo para testar os recursos do blog. Tenho que dar conta de minhas outras atividades.Há muito a aprender e revisar.

segunda-feira, 7 de maio de 2007

PROA17A ATIVIDADES SEMANA 3

Este endereço leva às atividades da semana 03 da Oficina opcional PROA17A:
http://proa17ufrgs.blogspot.com/2007/05/atividades-da-semana-3.html
Que serão executadas no meu blog de testes.

BLOG TESTE

O endereço: http://proa17testeeloiceroschaff.blogspot.com/ levará você ao meu blog de testes referentes a atividades da Semana 3 da OFICINA OPCIONAL PROA17A

domingo, 6 de maio de 2007


ATIVIDADES SUBJACENTES...

Estou ficando com fome! Vou almoçar!

http://proa17ufrgs.blogspot.com/2007/04/configurando-o-seu-perfil-e-o-seu-blog.html

Tropecei zapiando (é isso que se diz?) em mais trabalhos, em blogs educativos, tentei acrescentar como material de consulta ao Pbwiki de um grupo dos meus alunos como apoio: senha alterada!

Tentei acrescentar aos meus feeds do Bloglines não havia endereço com rss disponível! Não funcionou!
Acabei acrescentando aos meus favoritos no meu micro para não perder o endereço.
É a caminhada!!!

terça-feira, 1 de maio de 2007

PROA17 SEMANA2 ATIV 4 17/7

Abril 29, 2007

Atividade postada no meu blog de testes
http://proa17testeeloiceroschaff.blogspot.com/2007/05/impresses-sobre-as-atividades-da-semana.html

Atividade 4 da Semana 2 - proa17/7
Você já tem seu blog, então está na hora de começar a compreender melhor o seu funcionamento, conhecer suas possibilidades e ampliar os seus recursos.

PROA17 SEMANA2 ATIV 3 - 17/6

Abril 28, 2007

Atividade 3 da Semana 2 - proa17/6
3 - Explorando o BloglinesConteúdo:A animação mostra a maneira de adicionar blogs para serem visualizados por meio do Bloglines. Os passos a seguir descrevem, também, formas de fazer este processo:

PROA17 SEMANA2 ATIV2 17/5

Abril 28, 2007

Atividade 2 da Semana 2 - proa17/5
Meu nome de usuário no Bloglines: http://www.bloglines.com/blog/eloice

Meu endereço público no Bloglines ficou: http://www.bloglines.com/public/eloice

PROA 17 SEMANA2 ATIV 1 17/4

PROA 17 ATIVIDADE 1 SEMANA 2 ( 17/4)
1 - Em primeiro lugar, entre na área de postagem do seu blog e inicie uma nova postagem.A leitura desta semana é o artigo "Distribuição de Conteúdos e Aprendizagem On-line" [1]. À medida que for lendo, vá anotando as suas dúvidas, questões, impressões na postagem aberta. Sempre que interromper a leitura, publique a postagem. Quando recomeçar, edite esta postagem e continue as suas anotações. Não se esqueça de publicar no final.Não se apresse, esta tarefa é para ser desenvolvida ao longo da semana e não necessita ser a primeira realizada.

O texto sugerido é de autoria da professora Suzana de Souza Gutierrez.
Estou listando as minhas dúvidas, questões e impressões no Word agora no início.
Depois publico no blog.
Ainda gosto de material impresso detesto o não poder “tocar” no texto.
A efemeridade do virtual me incomoda.
Os movimentos, as diversas opções de formatos, os recursos e as ferramentas do blog me deixam tensa pois não estou no controle ainda.
Apesar da recomendação de “não pressa” e da não necessidade da seqüência ordenada na execução das tarefas desta semana na oficina do PROA 17 a minha tendência é de seguir uma ordem pré-estabelecida.
A autonomia na interação, no uso, na construção da aprendizagem em blogs está acontecendo...
A autoconsciência desse processo ocorrendo faz parte do próprio processo da aprendizagem que vivencio neste momento.
As análises de blogs na semana 1,despertaram a atenção para uma série de possibilidades e de usos de blogs na educação.

Voltando ao texto a ser analisado nesta semana 2:

Abro o “SHARPREADER” é citado, narrado pela autora como opção para leitura de notícias de canais subscritos pela mesma. Muito natural para quem utiliza mas...eu...ainda...
NÃO SEI COMO FUNCIONA.
A SUBSCRIÇÃO DE CANAIS É GRATUITA?
COMO E ONDE É FEITA?
COMO SE INTERAGE COM ESSA FERRAMENTA?

A explicação dada é de que isso só é possível graças ao RSS (RICH SITE SUMMARY OU REALLY SIMPLE SYNDICATION): confere agilidade a leitura, dispensa acesso ao sítio, e há uma relativa facilidade de inserção em weblog, é possível de implantar e utilizar sem custo para leitura e disponibilização de um CANAL.
(DE QUE É ESSE CANAL? DE TV, DE COMUNICAÇÃO, DE RÁDIO?)

PROJETOS CITADOS PELA AUTORA:

TRAMSE???

ZAPTLOGS: descrito na dissertação da autora – Mapeando caminhos de autonomia: a inserção das tecnologias educacionais informatizadas no trabalho de educadores que cooperam em comunidades de pesquisadores.
É salientada a importância dos weblogs e da AGREGAÇÃO de conteúdos na realização dos objetivos propostos.
( MINHA DÚVIDA É: COMO PODE SER FEITA A AGREGAÇÃO DOS CONTEÚDOS?)

Explicação teórica encontrada foi essa:
- os protocolos ou códigos que fazem o recolhimento, a agregação e a distribuição dos conteúdos são documentos XML (Extensible Markup Language). São documentos que capturam conteúdo (texto, imagem, som) de um sítio, reúnem este conteúdo num aplicativo agregador e o entregam para serem visibilizados em aplicativos leitores como o SHARPREADER, ou distribuídos para publicação.

O endereço URL (Uniform Resource Locator) deste documento, como qualquer endereço de sítio, é adicionado como um canal no aplicativo leitor e imediatamente ‘puxa’, eu diria suga, os conteúdos do site.

Vou continuar em outro momento!!!